Para quem quer conhecer bem Socorro daquelas que poucos se atrevem a explorar, a sua próxima parada é na Quebra Corpo.
Localizada na área rural dessa cidade, a 140 km da capital paulista, essa caverna tem 450 metros de desenvolvimento e é considerada uma das maiores de granito em todo o Brasil.
O nome é autoexplicativo e os primeiros metros, com uma pequena queda d’água logo na entrada, parecem não convidar. No entanto, é uma das experiências mais marcantes desse destino que ficou conhecido também como ‘Cidade da Aventura’.
Para alegria dos claustrofóbicos, a Quebra Corpo não é uma caverna em que o visitante fica isolado em ambiente fechado, durante todo o percurso.
A trilha passa por salões iluminados por claraboias naturais, florestas protegidas e até por um ribeirão que risca o interior da caverna.
A maior dificuldade é transpor obstáculos, em um terreno que vai dos 8 aos 20 metros de profundidade, em meio a rochas grandes e com água na altura da cintura.
A caverna abriga também o Salão dos Morcegos, uma espécie de gruta interior que, no verão, costuma receber até 1.500 desses mamíferos voadores, e busca de áreas mais frescas.
Catalogada no Cadastro Nacional de Cavernas, desde 2007, e com alto grau de dificuldade, a Quebra Corpo costuma ser visitada em três horas de trilha e exige acompanhamento de um guia autorizado para atuar no interior da propriedade onde se encontra a caverna.
Socorro é um dos principais destinos de aventura do Brasil e é considerada a primeira cidade do país a conquistar certificação internacional para atividades de turismo de aventura.
RECOMENDAÇÕES
PERCURSO
ATIVIDADE INCLUI
IDADE MÉDIA
HORÁRIO
OBSERVAÇÕES